Início > Bienal, Cotidiano do PN, Férias, Frankfurt, Guadalajara > 2012: Um ano de conquistas e mudanças para o PublishNews

2012: Um ano de conquistas e mudanças para o PublishNews

O ano de 2012 começou sem Kindle, Kobo Touch, Google Play e iBooks, e acabou com Amazon, Kobo, Google e Apple vendendo e-books para brasileiros. O ano de 2012 começou com um livro de não-ficção e caráter político – Privataria Tucana – em primeiro lugar na lista de mais vendidos  e termina com a trilogia erótica de Mr. Gray bombando em primeiro lugar, seguida de perto da autobiografia de Edir Macedo. E no PublishNews, o ano começou com um gerente de chapéu e uma editora meio italiana, e acabou com uma editora meio inglesa e com o chapéu indo parar em Frankfurt, mas não foi só isso!

Em retrospectiva, 2012 foi com certeza o melhor e mais agitado ano do PublishNews. Fomos media sponsors do Digital Book World e dos Tools of Change (TOC) de Nova Iorque, Buenos Aires e Frankfurt. Também apoiamos o Publishers Launch de Frankfurt. Marcamos presença nas Feiras de Buenos Aires, Londres, Abu Dhabi, Frankfurt e Guadalajara. Internacionalmente, consolidamos nossa newsletter em inglês, a PublishNews Brazil, e passamos a colaborar mais com nossos parceiros da Publishing Perspectives e outros veículos internacionais, como o buchreport. Promovemos o CEO Panel em Frankfurt, um dos eventos mais importantes da Feira, e ainda viramos papel na Alemanha! Isto mesmo, o PublishNews publicou duas edições da Reading Brazil,  suplementos em papel e em inglês no Show Daily, o diário da Feira de Frankfurt. E com isso levamos o mundo a conhecer um pouco mais do Brasil.

Ah! E um belo dia o boa-praça do Andre Argolo, videorepórter de primeira, nos telefona e diz: “Vamos fazer a PublishNews TV?” E, sem pestanejar, ela nasceu, já entrevistando gente como Ziraldo, Mia Couto e Drauzio Varella. Valeu, André! Sem você, a PublishNews TV não existiria por que a gente mal sabe ligar e desligar um televisor.

Em 2012 começamos a investir em cursos e trouxemos o curso Publisher: o livro como negócio para São Paulo em parceria com a Art A2 e a Câmara Brasileira do Livro. A primeira turma terá a primeira aula no dia 8 de janeiro! Nosso twitter ultrapassou 10 mil seguidores e chega perto do nosso número de assinantes da newsletter! Além disso, a visitação no site PublishNews bombou e já tem média de 2.500 visitantes por dia!

Mas o ano que se encerra foi também um ano de mudanças, talvez tão radicais quanto a chegada dos e-books para o mercado editorial. Para começar perdemos nosso chapéu Panamá. O querido Ricardo Costa nos deixou para trilhar outros caminhos que acabaram levando à Feira de Frankfurt, onde ele pendurou o chapéu recentemente. A Cassia Carrenho, que já nos ajudava em tempo parcial, assumiu a posição, mas não o chapéu, do Ricardo com maestria (quer anunciar, fale com ela!). É importante esclarecer que a Cassia não é minha esposa, minha filha, nem minha dopperganger feminina, como o mercado já quis crer. Ela é minha irmã.

No lado editorial, perdemos a italianíssima editora Roberta Campassi, mas ganhamos a meio-inglesa Iona Teixeira Stevens. Iona é uma daquelas pessoas que consegue ser responsável, séria e comprometida ao mesmo tempo em que é bem-humorada, divertida e uma ótima companhia.

Mas chega de mudanças. A Luciana Melo, eternamente fiel, continuou nos ajudando como assistente de redação. Sem ela, o PublishNews não existiria. E, desde maio, eu estou focado no PublishNews, sem nenhuma posição executiva em outra empresa, apenas me dedicando a eventuais consultorias. Com isso, passei a literalmente morar na Urca, no Rio, e a trabalhar na Vila Madalena, em São Paulo, e a ponte aérea se entranhou na minha vida a ponto de eu ficar amigo do barista da sala VIP da Amex.

Outra novidade da equipe do PublishNews foi a chegada em novembro do Matheus Perez para cuidar da lista de mais vendidos e atuar como business developer em projetos não relacionados à redação. O Matheus vem resistindo bem.

E quero aqui deixar um SUPER OBRIGADO a toda equipe, incluindo nosso freelas Marla Cardoso, em Salvador, e Marcelo Barbão, em Buenos Aires. O PublishNews pode ter começado como uma banda de um homem só, mas hoje é um trabalho de equipe. Cassia, Luciana, Iona, Matheus, André, Marla e Marcelo, o PublishNews só existe graças a vocês.

Ufa! Que ano corrido, só de relatar cansa. Para nossa newsletter, 2012 se encerra hoje. Voltamos no dia 3 de janeiro para o 12º ano de nossa existência. E por falar nisso, já decidimos que tem de rolar outra festa na FLIP, no estilo da nossa festa de 10 anos. Faltam alguns detalhes como local e patrocínio de cerveja, mas se sobrevivemos ao lançamento simultâneo da Amazon, Google e Kobo, vamos tirar isto de letra.

Antes de desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo, quero ainda agradecer aos nossos anunciantes, cujo apoio e confiança é fundamental para nossa existência, e também aos nossos colunistas, que trazem um lado mais humano e mais próximo ao leitor no nosso site e newsletter. Muito obrigado!

E, finalmente, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Até 3 de janeiro!

[Ah! A lista de mais vendidos será atualizada entre o Natal e Ano Novo, com o fechamento de nossa lista consolidada anual. Não perca!]

Anúncios
  1. Iona
    21 de dezembro de 2012 às 11:27 am

    Publishnews rules!

  2. Ricardo Briganó
    28 de dezembro de 2012 às 8:07 pm

    Apesar de não ser minha praça, fico cada vez mais orgulhoso do Carlo e essa realidade que é o Publishnews. Que o ano de 2013 seja tão ou mais iluminado quanto foram os últimos 12 anos!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: