Início > Feiras, Frankfurt, Internacional > Frankfurt 2011 – terceiro dia

Frankfurt 2011 – terceiro dia

Final de mais um dia na movimentada Frankfurt. Um grande amigo reclama que adora vir pra feira, mas que seu programa sempre é sair de Frankfurt o mais rápido possível. Eu estou gostando desta cidade, devo confessar. Tá bom, não se compara à minha amada São Paulo e nem ao belo Rio de Janeiro, pra citar só as duas brasilianas, mas estou curtindo Frankfurt.

O despertar hoje foi às 6h30. Tempo pra acordar, tomar o santo banho nosso de cada dia, e caminhar até a feira com direito a pit stop pro café. Não foi nenhum suprassumo da arte barista, mas resolveu temporariamente a minha necessidade da cafeína matinal. E hoje era dia de TOC Frankfurt e International Rights Directors Meeting. Pauleira o dia inteiro.

Tinha reunião de equipe marcada às 8h30, mas ao chegar ao escritório descobri que fora cancelada em razão do início muito cedo do TOC. Voltando 1,5Km de caminhada, cheguei ao Marriott Hotel, onde rolava o TOC, para descobrir que não estava nem um minuto atrasado. Quero dizer, eu estaria se o evento tivesse começado na hora certa. Mas alguém deve ter chutado alguma tomada, ou o duende que habita os aparelhos eletrônicos resolveu zoar o evento, e um atraso de meia hora me permitiu chegar em tempo pra abertura.

Depois das apresentações oficiais – que nesses eventos internacionais são ótimas, sem a mínima enrolação política senão o mínimo comercial possível – Bob Stein iniciou o evento com uma palestra, do que me lembro porque não assisti inteira no Brasil, muito similar à apresentada no 2o. Congresso do Livro Digital, em São Paulo. Depois dele, falou Mitch Joel, autor de “Six pixels of separation”. Joel acabou sendo a sensação da manhã – matéria no site do PublishNews – e já começou a apresentação provocando: “Nenhum editor depois de Gutenberg teve a oportunidade que vocês estão tendo de mudar a história.”

Com o atraso do início, é claro que o dia todo foi “empurrado”, e pra ajudar, alguns palestrantes não cooperaram muito cumprindo o seu horário… mas 13h20 o almoço foi servido. Engoli algo que parecia uma massa, com uma carne que parecia de porco (acho que era pernil…). Até que o sabor, especialmente da carne, estava agradável. Mas nem saboreei. Saí correndo.

Atravessando duas avenidas, do Marriott para o centro de exposições da feira, entrei e corri ao Hall 4.0, sala Europa 1. Lá começava às 14h – e eles foram pontuais – a já tradicional (25a.) International Rights Directors Meeting. Quem era o foco? Brasil, é claro. Tomás Pereira (Sextante), Lúcia Riff (Agência Riff) e Eduardo Blücher (Blucher Editora) fizeram bonito na apresentação do mercado que parece ser a grande sensação da feira este ano. Pelo menos por enquanto. E olha que ainda temos mais um ano até que o Brasil seja o país homenageado, em 2013. A razão é, sem sombra de dúvida, o internacionalmente anunciado crescimento econômico brasileiro.

Parabéns, companheiros tupiniquins! Mandaram muito bem.

Na sequência vieram três apresentações sobre o mercado de Apps e Enhanced Books. Represantantes da Simon&Schuster, Harper Colins e Lindhardt og Ringhof falaram de suas experiências nessa área de desenvolvimento do mercado digital. Estranhei um pouco o tema, ou melhor, a abordagem do tema. Não entendi o que o desenvolvimento de Apps ou Enhanced Books pode interessar à negociação de direitos autorais, embora considere o tema de grande relevância ao se falar de direitos autorais.

O dia na feira terminou com o agradável reencontro com alguns dos meus novos amigos dentre os editores do Reino Unido – que há cerca de um mês e pouco nos visitaram na Terra da Garoa. Foi muito gostoso revê-los, papear e dar algumas gostosas risadas.

Mas o meu dia mesmo só terminou depois que saí de lá e fui me encontrar com Eduardo Blücer e Marcelo Gióia na praça Hawptwache. O Eduardo escolheu um agradável restaurante italiano, que no final, ao sairmos, contava com uma clientela 60% de brasileiros! Colegas da Saraiva e da Nobel escolheram o mesmo destino gastronômico.

Bom, hora de descansar um pouco. Tem mais fotos no Flickr. Amanhã a gente continua.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: