Início > Feiras, Frankfurt, Internacional, Tecnologia > Frankfurt 2011 – o segundo dia

Frankfurt 2011 – o segundo dia

10 de outubro de 2011. Dia chuvoso e frio em Frankfurt. Levantei cedo, 7h15 (lembre-se que no Brasil isso é 2h da madrugada!) porque logo às 8h30 rolou a primeira reunião da equipe Publishing Perspectives / PublishNews Brazil, que vai trabalhar na produção do Show Daily 2011.

Mas esse clima me anima a caminhar – o “chuvoso” era apenas garoa, que engrossava vez por outra. Não gosto é do calor pras caminhadas. Em 20 minutos cheguei à entrada do centro de exibições, mas isso era só metade do caminho. Entrando pelo Hall 5 – onde, aliás, fica o estande do Brasil – lá se vai uma caminhada de mais 20 minutos, no mínimo, até o Hall 8.0, onde fica o escritório da redação. Apertei o passo, mas ainda cheguei 8 minutos atrasado. Felizmente meus companheiros alemães, norteamericanos e ingleses também não foram pontuais (se abrasileiraram, ou nós é que somos muito duros com nós mesmos?) e a reunião começou assim que cheguei. Tarefas designadas, mãos à obra.

Ed Nawotka, editor chefe, e eu ficamos responsáveis pelas fotos. E se possível, adicionar à foto alguma citação. O evento? Publishers Launch Conferences: “eBooks goes global”. A primeira organizada em Frankfurt pela dupla de “Mikes” – o Shatzkin, que é colunista do PublishNews, e o Cader, criador do Publishers Lunch – que começou neste ano a organizar conferências sobre o mundo do livro digital em diferentes partes do mundo.

Plena segunda-feira pre-feira, a conferência contou com cerca de 100 pessoas, o que é uma boa assistência considerando que para participar as pessoas tinham que viajar já no sábado, a menos que morassem ou estivessem na Alemanha já há algum tempo. O dia se dividiu praticamente em apresentações patrocinadas e painéis de discussão. Mas mesmo patrocinadas, as apresentações foram objetivas e de conteúdo. Os painéis trouxeram discussões interessantes. E o primeiro do dia contou com a participação de Sérgio Machado, presidente do grupo Record. A quem Mike Shatzkin elogiou a participação para mim.

No almoço, tive a oportunidade de conhecer um editor egípcio, da Al-Dar Al-Masriah A-Lubnaniah, uma das maiores editoras do país. Na mesa também sentou-se um francês, tão low profile que falou rapidinho o nome e nem tinha cartão da editora… mas uma das coisas mais gostosas da feira pra mim, rolou em quantidade: conexão com as pessoas.

Meu amigo argentino Octavio Kulesz me encheu de perguntas sobre o mundo digital no Brasil, principalmente no que se refere aos tablets e às “pregações” do Ministro da Tecnologia, Aloísio Mercadante. Reencontrei também a elétrica Patrícia Arancibia, Gerente de conteúdo internacional da Barnes & Noble. Conheci pessoalmente pessoas que só conhecia por email e mais alguns “Hellos” e “Olás” aqui e ali.

Mas então o meu dia virou um caos por causa de problemas no site do PublishNews, que o nosso host não era capaz de resolver. Foi uma tarde de brigas e até ligações de meia hora, via Skype (graças a Deus), para o Brasil. Depois de uns bons gritos, problema resolvido. Ufa! Mas o dia já havia acabado e eu perdi uma boa parte da conferência. Mas as coisa mais importantes você e eu podemos ler no site do PublishNews. 🙂

Amanhã é que o bicho começa a pegar mesmo. O dia todo de TOC Frankfurt, uma forte conferência sobre livros digitais, e na parte da tarde um dos eventos mais concorridos da feira: International Rights Directors Meeting. O PublishNews estará cobrindo tudo, tanto no site quanto pelos Twitters e a hashtag #FBF11, como escrevi no post de ontem aqui no Blog da Redação. E tem ainda o nosso Flickr, com as fotos da feira.

Bom, amanhã tem mais.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: