Início > Feiras, Frankfurt, Internacional > Frankfurt 2011 – O primeiro dia

Frankfurt 2011 – O primeiro dia

Como no ano passado, vou tentar contar pra você as aventuras de se cobrir a maior feira de livros do mundo e também histórias da própria feira.

São 19h40 aqui. A noite está começando pra mim e por aí você está, digamos, no meio da tarde. Ontem, às 17h em ponto, o meu avião aterrisava em Frankfurt, vinto de Amsterdã, onde fiz a minha escala de entrada na Europa desta vez. No total foram 18 horas de viagem, incluindo 4 horas de conexão na capital holandesa. Ah! Pela primeira vez voei no brasileiríssimo Embraer, que as companhias aéreas brasileiras desprezam – com honrosa exceção à Azul – e que a KLM adota até para voos internacionais!

Hoje, domingo, foi dia de reconhecimento do terreno. Depois de uma longa viagem como a de ontem, merecia um sono um pouco mais “comprido”. Levantei e já me fui para um Cafe, que vi ontem no caminho cá para o apartamento onde está hospedado o PublishNews. Corpo abastecido, pé na rua. Uma caminhada até a feira pra analisar distâncias e caminhos.

Por falar em distâncias, caminhos e caminhadas, mru último post terá algo interessante sobre esse tema. Mas por enquanto, vamos ao dia de hoje.

Como é bom estar em um lugar organizado, onde a imprensa é reconhecida e respeitada. E onde as coisas funcionam. Apenas expositores, o pessoal da montagem dos estandes e… a imprensa!, podem entrar nos dias que antecedem a abertura da feira.

Cheguei no guichê de entrada, mostrei o crachá de imprensa e em menos de 30 segundos já estava liberado pra entrar. E com acesso total a todos os espaços do evento. Qualquer semelhança com eventos brasileiros é mera ficção!

Na verdade tudo começa bem antes. No momento que a gente se cadastra como imprensa e recebe a confirmação da organização de que o credenciamento está ok, basta acessar a sua PÁGINA PESSOAL no site da feira (isso mesmo, o site da feira tem uma página para cada pessoa que se cadastra, seja expositor, jornalista ou visitante) onde o crachá está pronto pra ser impresso.

Para chegar aos pavilhões da feira caminhei cerca de 2Km. Dentro dela, do portão de entrada até o escritório da Publishing Perspectives & PublishNews Brazil, foram mais 1,3Km. Caminhando. Antes de mais nada, a Feira do Livro de Frankfurt requer preparo físico!

Foi ótimo rever os amigos da Publishing Perspectives que, com exceção do editor chefe, Ed Nawotka, não via desde a conferência Digital Book world 2011, em Nova York. Aliás, a conferência rola de novo em janeiro de 2012. Dá pra conferir neste link.

Voltando aos amigos da PP, a galera estava tão concentrada em finalizar os detalhes da primeira edição do Show Daily 2011, que este ano terá pela primeira vez a edição inicial na terça-feira, dia do TOC Frankfurt e da International Rights Directors Meeting, alguns dos eventos mais concorridos da feira.

Um bocado de trabalho, mas também colocamos um pouco da conversa em dia. No final da tarde saímos para um passeio de reconhecimento da feira, que proporcionou algumas fotos pré-feira – você pode conferir no nosso Flickr! Até Moby Dick você vai encontrar…

Final de dia, 2Km de caminhada de volta “pra casa”. Descanso e um delicioso jantar com toda a equipe do Show Daily FBF 2011. Agora já é hora de descansar novamente porque amanhã o bicho pega de verdade!

Antes de terminar, quem quiser pode acompanhar a cobertura via Twitter pelo @publishnews, também vou colocar alguma coisa no meu Twitter pessoal – @ricardo_costa – e pela hash tag #FBF11. Ou ainda na página do PublishNews no Facebook. Opções não faltam.

Até o próximo post.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: